quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Rúcula no seu dia-a-dia



A rúcula é ou não é uma das folhas mais deliciosas para quem aprecia; quem não gosta, enjoa só em ficar perto, isto porque a rúcula tem cheiro e gosto bem característicos; firmes, assim como são suas propriedades curativas.

Originada da Europa, Ásia e África, a erva adaptou–se muito bem ao clima brasileiro, onde é chamada também agrião mostarda ou pinchão.

Tem várias propriedades medicinais: depura o sangue, melhora a gengivite, as funções orgânicas, cuida da bronquite, tosse ou qualquer outra afecção pulmonar. Como contém muita vitamina C, combate o escorbuto e é diurética. Seu óleo essencial contém também nitrogênio.



Pode-se comer a rúcula na salada crua, ou temperada a gosto com limão, azeite de oliva, shoyu, etc.. O importante é não cortar suas folhas, comê-las inteiras ou rasgar com as mãos, não sei o porquê, mas cortar com a faca, perde o sabor característico.

Fonte: Saúde Integral

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Salmão: rico em proteínas

 

O salmão é um grande peixe, é muito procurado pela sua apreciadíssima carne rosada, muito saborosa, e criado em aquacultura.

O salmão é basicamente um peixe branco. O pigmento vermelho é feito através das algas e dos organismos unicelulares, que são ingeridos pelos camarões do mar.
De acordo com diversos estudos científicos, comer salmão de duas a três vezes por semana garante benefícios para a saúde de crianças, adultos e idosos. Pode ser consumido: assado, grelhado e também em forma de sashimi.


 
O salmão é rico em proteínas de alto valor nutritivo, superior ao de carnes vermelhas (como as de boi e porco). Além disso, as proteínas dos peixes são de alta digestibilidade, favorecendo o processo de digestão.
O ômega-3 está presente em maior quantidade nos peixes de águas salgadas e frias, como atum, arenque, bacalhau, sardinha e salmão. Os de águas doces também apresentam ômega-3, mas em quantidade muito inferior quando comparados aos primeiros.

Fonte: Mais Qualidade de Vida.