terça-feira, 17 de maio de 2011

Caipirinha

Voltando às raízes, essa semana trazemos para vocês um bebida tipicamente brasileira.
Vamos conhecer um pouco da história e aprender a prepara a verdadeira caipirinha!




Pouco se conhece sobre a origem da caipirinha. Muito provavelmente, a mistura de cachaça, limão amassado, açúcar e gelo nasceu no interior do estado de São Paulo. Era considerada um poderoso remédio contra a gripe. De fato, o próprio nome "caipirinha" alude à origem caipira, nome pelo qual são conhecidos os habitantes do interior do estado de São Paulo. Em outros lugares do Brasil o drink recebe nomes diferentes como, por exemplo, "batida de limão", típico do estado do Rio de Janeiro. Da fórmula original, considerada um clássico da coquetelaria internacional, apenas o açúcar e o gelo permanecem intocáveis: em bares de todo o mundo, a receita vem ganhando novas cores e sabores, com ingredientes cada vez mais surpreendentes. Aos poucos, a cachaça cedeu espaço para a vodca, o rum e o saquê, ao gosto do freguês. O limão vez por outra dá lugar a frutas tradicionais, como o morango, o maracujá ou a lima. Alguns barmen recentemente têm criado outras receitas de "caipirinhas", e hoje já se podem provar caipirinhas de saquê com lichia ou de carambola com manjericão. Até a laranja e a jabuticaba, geralmente desprezadas, são lembradas. Virou moda também juntar duas, três ou até quatro frutas no mesmo copo. Bom exemplo é a caipirinha de frutas vermelhas, uma combinação de amora, morango e framboesa.



Para preparar é fácil, acho que todos sabemos. A maior dificuldade é acertar nas medidas na hora de fazer, porque sempre que tentamos concertar a bebida desanda e ninguém consegue beber.



1. Corte o limão em pedaços médios (meio limão é suficiente para uma dose de caipirinha)
2. Coloque os pedaços de limão no copo e adicione duas ou três colheres de sopa de açúcar.
3. Utilize um macete, pilão ou socador de madeira para macerar os pedaços de limão e soltar o suco.
4. Adicione cachaça a gosto.
5. Acrescente dois ou três cubos de gelo.
6. Mexa bem a bebida para misturar o açúcar.

Pronto, agora é só apreciar com moderação.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Drink da semana: Margarita

A origem da margarita, bebida baseada em Tequila, é mexicana. A Margarita é um coquetel feito com tequila, sal, suco de limão e Cointreau.

Há mais de uma versão para a origem do nome do drinque. Dentre elas temos:
  • A estadunidense Margarita Sames tinha uma casa em Acapulco, onde na época os famosos de Hollywood passavam boas temporadas. Ela era uma das grandes socialites da época (1948) e recebia amigos como Lana Turner, Fred MacMurray, Nick Hilton (dos hóteis), John Wayne e etc. Uma vez a anfitriã foi desafiada a criar um coquetel: ela misturou Cointreau com tequila e suco de limão. Como na época era hábito tomar tequila precedida por uma pitada de sal, acrescentou o anel de limão e sal em volta da borda do copo. Foi um sucesso e ganhou o nome da anfitriã, Margarita!
  • Rita Hayworth, cujo nome verdadeiro era Margarita Carmen Cansin, na juventude, antes de sua fama, se apresentava em Cassinos na vida noturna de Tijuana, México. Ali, um barman de nome Enrique Gutierrez criou o coquetel e o batizou em homenagem à atriz.
  • Nos anos 40, havia um bar de estrada em Rosarita Beach na Baja California que era de propriedade de Danny Herrera. O local era frequentado por Katherine Hepburn, Ava Gardner e outras celebridades. Herrera criou o coquetel, uma maneira de suavizar o gosto forte da tequila, para conquistar uma certa Marjorie (Margarita em espanhol) King.

Receita:
40 ml de tequila
20 ml de contreau
2 colheres (sopa) de suco de limão
cubos de gelo
sal (para passar na borda do copo)

Modo de preparo:
Em uma coqueteleira junte a tequila, o contreau, o suco do limão e uma xicara de cubos de gelo. Misture bem, coe e sirva no copo com sal na borda.
Se você quiser sua margarita um pouco diferente, uma dica é bater os ingredientes do liquidificador. assim você terá uma frozen margarita.

Uma coisa é certa. Independente da história de sua origem, ou de como você prepara a sua margarita, todos sabemos que ela é deliciosa.